Devido à rapidez com que as coisas acontecem atualmente, é de extrema importância que o empreendedor esteja conectado. Seja com novidades do mercado, com seu público e, principalmente, com a internet. O aplicativo de mensagens instantâneas conhecido como Whatsapp, por exemplo, ajuda na divulgação do seu negócio e facilita o contato com o cliente, mesmo à distância.
Neste texto, mostraremos como essa e outras ferramentas gratuitas, além de alguns produtos Cielo podem alavancar as suas vendas.
1) Defina sua identidade visual
Tenha um logo definido. Você certamente já ouviu aquele ditado popular “quem não é visto não é lembrado”, certo? Pois é, esse conceito também se aplica para o comércio. Pensando no Whatsapp como um canal de vendas, utilize o logo e o nome da sua empresa para que seu cliente identifique facilmente quem está falando com ele.
2) Divulgue a sua marca
Sites próprios e redes sociais, como Facebook e Instagram, também ajudam na divulgação da sua marca, pois aumentam os resultados de busca pelos seus serviços, além da possibilidade de fechar as vendas pelos próprios aplicativos. Caso possua loja física, divulgue seus contatos como endereço e telefone em locais visíveis.
3) Disponibilize mais de uma opção de pagamento
Muita gente que vende pelo WhatsApp não conhece as diversas opções de pagamento e ficam presas às transferências bancárias. No entanto, há opções mais práticas e seguras tanto para quem vende, como para quem compra.
O Cielo Pay é uma delas. O aplicativo gratuito que reúne todas as funcionalidades de uma carteira digital chegou ao mercado para unificar e simplificar a vida do empreendedor. Com o app, tanto a pessoa física como a jurídica têm acesso aos diferenciais da plataforma, como seu funcionamento é simples e didático diante do processo de navegação intuitivo.
Outra opção é o Cielo Super Link. Com a solução, o comerciante gera um link de pagamento e envia para o cliente. Ao acessá-lo, o comprador é levado para o ambiente da Cielo e efetua o pagamento com segurança. Nadime Muckdosse, da Madame Nana, de São Paulo, usa o Cielo Super Link com o Whatsapp para vender roupas. “É muito rápido e supertransparente”, afirma Nadime.
E também temos o QR Code™ Pay, que é tão simples quanto tirar uma foto. O produto traz agilidade para a rotina de pagamentos, tanto do lojista quanto para o consumidor final e não há qualquer custo adicional para a utilização do QR Code.
4) Evite grupos de conversa e não seja invasivo
Grupos podem até ser úteis para conversas pessoais, mas para os negócios o melhor caminho é criar linhas de transmissão, nelas você pode enviar a mesma mensagem e ofertas personalizadas para listas de até 256 contatos. Ou seja, seu cliente vai receber a sua comunicação sem se perder em meio às mensagens diversas que dispersam o foco dos usuários.
O ideal é manter a interação com seus clientes no horário comercial. O volume de mensagens também deve ser uma preocupação. Faça as postagens apenas quando for realmente relevante.
Para não se confundir na hora do envio das mensagens e não correr o risco de enviá-las mais de uma vez para os mesmos destinatários, organize-se e decida, com antecedência, qual conteúdo será encaminhado para cada lista e quando as mensagens serão disparadas.
Vender pelo WhatsApp exige um planejamento, assim como qualquer estratégia de divulgação. Além disso, com o cronograma, você consegue pensar nos tipos de conteúdo que serão enviados, de acordo com cada perfil de cliente que você possui.
6) Tenha um bom relacionamento com seus clientes pelo Whatsapp
A forma como você irá atender seu público será o diferencial para aumentar suas vendas, via WhatsApp. Esteja disponível para tirar dúvidas e responder possíveis questionamentos. Ser atencioso, cordial e gentil melhora a percepção que o cliente terá da sua empresa.